top of page

O Projeto

O projeto “Encorpadas – grandes, largos, políticos: corpos gordos” tem o objetivo de ser um espaço seguro de compartilhamento e cuidado entre mulheres gordas, utilizando a fotografia de autorretrato para fortalecer o processo de amor próprio de cada participante. Que todas nós, mulheres gordas, consigamos perceber a potência dos nossos corpos e possamos construir ou continuar um processo de valorização da mulher gorda e toda a sua grandiosidade.

A primeira fase do projeto, que começou em outubro de 2020, foi a “Vivências Encorpadas”, que foram oito encontros entre mulheres gordas, com duração de dois meses, semanais, via chamada de vídeo, pelo zoom. Os momentos foram mediados por uma equipe de mulheres gordas que realizaram rodas de conversa, workshop de fotografia autorretrato, workshop de curadoria artística, coordenação de ensaio fotográfico à distância e escolha das imagens estão disponíveis na exposição virtual aqui do site. Depois destes encontros, houve seleção das fotografias escolhidas pelas participantes.

Durante os encontros foi possível perceber a potência das discussões e também em como a arte, especificamente a fotografia, pode ser transformadora para contribuir com o processo de aceitação e naturalização de corpos gordos e todos os seus formatos e recortes diferentes, o resultado do processo é uma exposição que gera indagações e protagoniza o corpo gordo das mulheres, que são tão massacradas na sociedade que patologiza e violenta estes corpos.

ENCORPADAS realizou a contratação exclusiva de mulheres em sua produção, sendo que mulheres gordas protagonizam 85% desta iniciativa.

 

O projeto ENCORPADAS foi contemplado pelo edital de apoio à cultura, do Fundo Municipal de Cultura de Franco da Rocha. É uma idealização da artivista cultural gorda Mari Moura e a realização é do Conselho Municipal de Política Cultural de Franco da Rocha e Prefeitura Municipal de Franco da Rocha.

 

redes-INSTA.png
redes-FACE.png
bottom of page